Educação e Saúde Animal são temas de debate no Plenário

A sessão contou com a participação de 14 Vereadores.Muitos receberam denúncias durante a semana, via rede social, de envenenamento,maus-tratos e abandono de animais nas ruas da cidade.

#Sessões POR SAULO 09 DE FEVEREIRO DE 2019
Uma preocupação constante tornou-se assunto da 4ª Sessão Ordinarária que ocorreu na última quinta-feira, 7 de Fevereiro. Os Vereadores,Arimateia de Brito,Heraldo Holanda, Lívia Maia e José Lins Guerra (Eliezer), relataram em suas falas preocupação com os animais e o resultado que issso traz ao dia a dia da população.

Após acompanhar os casos duante a semana, a Vereadora Lívia Maia, apresentou um Projeto de Indicação que ainda carece ser votado e aprovado pelo Chefe do Poder Executivo. O objetivo deste projeto é criar um "Sistema permanente na defesa dos animais". Ele terá vinculação com a Secretaria de Saúde e disponibilizará um canal que formalize as denúncias de maus-tratos a animais de ruas ou domésticos.Um Médico Veterinário consultará e emitirá um laudo comprovando prejuízo e, após essa comprovação, o agressor deverá ser formalmente denunciado às autoridades para que medidas cabíveis sejam cumpridas.

Ficou decidido que além disso, a Comissão do Meio Ambiente deverá se reunir e que o Vereador Heraldo Holanda irá apresentar uma emenda ao Projeto que deverá contemplar todo o município com demais ações.O vereador Arimateia de Brito também acompanhou de perto esse caso durante a semana e na Tribuna agradeceu as pessoas que trabalham voluntariamente por essa causa e relatou "a necessidade de olhar com carinho para os animais".Já Eliezer, cobrou ações do poder público e disse que "é necessário fazer um trabalho de conscientização,levando os animais para um local adequado, pois a falta dessa compreensão traz risco a saude publica", salientou.

Ainda no "Grande Expediente",Darlyson de Lima, o Paxá, destacou com felicidade a entrega dos uniformes escolares para os alunos das Escolas Públicas Municipais,ocorrida cerimônia no ultimo dia 5 de Fevereiro na quadra do Colégio Diocesano.Cerca de 7.500 alunos serão beneficiados.O Projeto de Indicação foi de autoria sua juntamente com o Vereador Washington de Moura.Durante toda essa semana, as demais crianças de todas as localidades foram agraciadas com o uniforme.O Projeto foi aprovado com unanimidade na Câmara.

Além desse fato, Paxá e o Vereador Geneziano também cobraram um posicionamento do Governo sobre a obra da Escola Profissionalizante da cidade. Desde 2012 várias paralizações ocorreram no local e várias empresas licitadas não concluem a construção. Para Paxá, isso implica negativamente no bairro Luis Alves de Freitas e afeta a vida dos estudantes enfraquecendo a educação do município."Cerca de 500 jovens do bairro são diretamente prejudicados, pois alguns não tem uma estrutura básica que a Escola oferece. Gostaria de fazer um apelo aos Deputados para que busquem uma melhor solução junto ao Governador, e que esses jovens possam aproveitar desse benefício o quanto antes",finalizou.

Geneziano falou também que durante a próxima semana, em reunião com o Governador,levará esse fato para conheciento do mesmo e que seu objetivo é voltar com boas notícias.

TRIBUNA LIVRE

Esse momento contou com a participação de Francisco das Chagas Carlos de Lima que é autor do Projeto "A Mais Bela Voz Juvenil Limoeirense".Ele foi a Tribuna para mostrar ações do seu projeto e solicitar ajuda do poder público.Este projeto leva musicalidade para as comunidades com estrutura de palco e som para descobrir novos talentos.Com a missao de transformar vidas, três edições ja foram realizadas e percorreram vinte bairros e comunidades.

Os Vereadores destacaram a importancia desta ação, bem como, ofereceram como solução a criação de uma empresa para que ele possa se tornar pessoa jurídica, e assim realizar parcerias com a Prefeitura e a Secretaria de Cultura se beneficiando de editais e patrocínio.

Ações como essa fortalecem a juventude do município e fomentam a integração, valorizando crianças e jovens,destacando seus talentos.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?