A Câmara Cidadã, representada por seu assessor jurídico, Dr. Antônio Gonçalves, foi convidada e marcou presença em uma importante reunião com a Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis Bom Jesus Sul, em Limoeiro do Norte, para discutir o futuro da categoria e o fortalecimento da coleta seletiva no município. No encontro, foi apresentado o projeto "Valorização dos Catadores como Agentes da Justiça Climática e do Trabalho Digno".
A iniciativa busca fortalecer os catadores como profissionais essenciais, promovendo sua imagem como prestadores de serviços ambientais e garantindo o acesso a direitos trabalhistas e previdenciários.
Durante a apresentação, foram detalhados os objetivos e as atividades do projeto, que incluem:
• Campanhas de Comunicação: Ações para dar mais visibilidade e reconhecimento ao trabalho dos catadores perante a sociedade.
• Capacitação e Formalização: Realização de oficinas sobre direitos e a contratação de consultoria jurídica para elaborar uma minuta de lei e um contrato que formalizem a relação da categoria com o poder público.
• Engajamento Comunitário: Promoção de ações, como a distribuição de mudas nativas, para incentivar a adesão da população à coleta seletiva.
• Controle Social: Realização de uma audiência pública para discutir a importância da coleta seletiva como uma política pública fundamental para o município.
Reconhecendo a relevância e a urgência da pauta, a Câmara Cidadã se colocou inteiramente à disposição da associação para colaborar na articulação junto ao poder público e na busca pela implementação dessas ações, visando garantir dignidade, direitos e o justo reconhecimento para todos os catadores e catadoras de Limoeiro do Norte.