Câmara de Limoeiro do Norte aprova por unanimidade projeto de indicação que propõe criação do IPTU Verde

Proposta agora aguarda encaminhamento da prefeita Dilmara Amaral para que tramite como Projeto de Lei Municipal
Por Gledson 08/07/2025 #Sessões
img

Foto: Câmara de Limoeiro do Norte aprova por unanimidade projeto de indicação que propõe criação do IPTU Verde

A Câmara Municipal de Limoeiro do Norte aprovou por unanimidade, durante sessão ordinária realizada no dia 3 de julho de 2025, o Projeto de Indicação nº 023/2025, de autoria dos vereadores Ciro Lima Queiroz Lins e Heraldo Holanda Júnior. A proposta trata da criação do Programa IPTU Verde no município, que prevê concessão de descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para imóveis que adotem práticas de sustentabilidade ambiental.

Com a aprovação, o documento foi encaminhado à prefeita municipal, Dilmara Amaral, para que o Executivo possa remetê-lo novamente à Câmara na forma de Projeto de Lei, possibilitando seu trâmite legal até a eventual sanção e implementação como política pública.

O IPTU Verde propõe estímulos fiscais a proprietários que adotarem medidas como captação e reuso de água da chuva, uso de energia solar, instalação de telhados ou paredes verdes, sistemas de compostagem, programas de reciclagem e o plantio de árvores. A proposta visa fomentar ações que contribuam para a redução do impacto ambiental, economia de recursos naturais e a promoção de um desenvolvimento urbano mais sustentável.

Em sua justificativa, os autores destacam que a medida representa um avanço na construção de uma cidade mais consciente e comprometida com o futuro. "Essa iniciativa reforça o compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, alinhando-se a tendências globais e a políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável", ressalta o texto.

Agora, a expectativa é de que o Executivo municipal analise a proposta e a transforme em Projeto de Lei, a fim de que possa retornar à Casa Legislativa para nova apreciação e votação, consolidando mais um passo rumo à construção de uma Limoeiro do Norte ambientalmente responsável.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON