Limoeiro do Norte se prepara para a 13ª Conferência de Assistência Social

Presidente do Conselho Municipal, Marcos Reis, apresenta programação e reforça convite aos vereadores e à sociedade para o evento que discutirá os 20 anos do SUAS
Por Gledson 27/06/2025 #AssistênciaSocial
img

Foto: Presidente do Conselho Municipal, Marcos Reis, apresenta programação e reforça convite aos vereadores e à sociedade para o evento que discutirá os 20 anos do SUAS

O Sr. Marcos Reis, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), utilizou a Tribuna Livre da Câmara para apresentar e convidar os vereadores e a sociedade para a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de julho, no CVT.

A conferência é obrigatória conforme diretrizes do Conselho Nacional de Assistência Social e terá como tema central "20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência", em alusão às duas décadas do Sistema Único de Assistência Social. O evento terá apresentações culturais, palestras com especialistas como Jorgeana Grangeiro e Cláudia Dino, e será dividido em cinco eixos temáticos:

Universalização do SUAS: acesso igualitário aos serviços sociais, inclusive em comunidades distantes;

Aperfeiçoamento e valorização profissional: melhoria na gestão, uso da tecnologia e reconhecimento dos trabalhadores;

Integração dos benefícios e serviços socioassistenciais: fortalecimento da segurança de renda e inclusão social;

Gestão democrática e comunicação transparente: participação da sociedade e aproximação com os usuários;

Sustentabilidade financeira e cofinanciamento: discussão sobre equidade na distribuição de recursos.

Marcos destacou que as propostas construídas localmente serão levadas para as etapas estadual e nacional da conferência. O município elegerá quatro delegados (dois do governo e dois da sociedade civil), além dos 20 conselheiros natos, totalizando 24 representantes na conferência estadual.

Durante os debates, os vereadores parabenizaram a iniciativa, reforçaram a importância da união regional, e sugeriram novas ações como: criação de creche da melhor idade, contratação de planos funerários e descentralização dos serviços assistenciais com maior estrutura e transporte. Marcos respondeu positivamente às sugestões e comprometeu-se a levá-las para discussão.

Ao final, emocionado, compartilhou sua história de vida como ex-usuário, gestor, trabalhador e agora presidente do conselho do SUAS, reforçando o convite à sociedade e vereadores para participarem ativamente da conferência.

Encerramento com aplausos e foto oficial com os parlamentares.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON