A Força da Mulher na Câmara Municipal

#limoeirodonorte 17 DE MARÇO DE 2017
A Câmara dos Deputados do Brasil tem atualmente 43 parlamentares do sexo feminino contra 468 homens, menos de 10% dos representantes brasileiros. A Câmara de Vereadores de Limoeiro do Norte tem uma participação feminina ativa, tendo pelo menos 10% da sua bancada composta por mulheres desde 1963 (com um intervalo de 1989 a 1992), ou seja, bem a frente do seu tempo.

Maria de Lourdes Pinheiro foi a primeira vereadora do sexo feminino de Limoeiro do Norte, e além de ter sido a primeira a se tornar vereadora, foi também a primeira mulher a ocupar a mesa diretora. No ano de 1964, ela foi vice-presidente da casa. Alguns meses depois, ela se tornaria presidente da casa, se não houvesse se instaurado o Regime Militar, que cassou o mandato de vários parlamentares Brasil afora.

Depois desse período, veio as eleições democráticas de 1982, que elegeu Rita de Cássia Freitas Peixoto Rebouças. Mais do que esse fator, Rita Peixoto foi a primeira vereadora a oficialmente presidir a casa, no ano de 1983. Rita Peixoto ainda foi 1ª Secretária da casa.

Entre os anos de 1989 e 1992, não foi eleita nenhuma mulher para a casa legislativa, porém o ano de 1993 foi um ano arrebatador para as mulheres: Três dos 19 vereadores daquela gestão eram mulheres, o maior número desde sempre. As mulheres que escreveram seu nome nessa gestão histórica são Lúcia Baltazar, Maria Izauta e Maria Salomé.

Para a Câmara Municipal Constituinte, foram eleitas para a gestão 1997-2000 as vereadoras Lúcia Baltazar e Rute Maia, que é mãe da atual vereadora Lívia Maia. A vereadora que ficou por mais anos representando as mulheres na Câmara foi Lúcia Baltazar, que esteve na casa por 20 anos ininterruptos.

Hoje, as mulheres contam com a presença de Ângela Maria, a Anginha, e Lívia Maia na casa. Anginha serve ao seu segundo mandato, enquanto Lívia Maia está no seu primeiro mandato, e seguindo o legado de sua mãe de representar as mulheres, tão pouco representadas.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?