Prestação de contas e saúde bucal são temas de explanação no plenário

Após prestação de contas realizada pela Mesa Diretora na última quarta-feira,5 de junho,a sessão ordinária da mesma semana contou com colaboração dos demais vereadores e na pauta entraram quatro projetos para votação.

#Sessões POR SAULO 08 DE JUNHO DE 2019
A vigésima primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Limoeiro do Norte foi realizada na quinta-feira, 6 de junho.O grande expediente contou com a participação de quase todos os Vereadores,logo após duas semana sem os parlamentares usarem a tribuna.

Os Vereadores Heraldo Holanda e Geneziano de Sousa retrataram questões acerca da crise hídrica, como a necessidade de construção de poços profundos nas demais comunidades da cidade.Além disso,Geneziano agradeceu o carro municipal móvel que ficou durante algumas semanas nos Setores realizando atendimentos odontológicos para a população.O vereador também parabenizou a nova Presidente Anginha pela prestação de contas, e a transparência em sua gestão.

O Vice-Presidente da Mesa,Vereador Gladis Bandeira, destacou em sua fala o aspecto negativo representado pelo bloqueio de parcelas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM),em decorrência de dívidas previdenciárias com o INSS junto à Gestão Municipal. "Criticamos muito a gestão passada,mas segue acontecendo esse bloqueio em uma proporção menor.Na época da ex-presidenta Dilma foi realizado um parcelamento das dívidas, mas infelizmente,a Prefeitura segue sem conseguir cumprir esse acordo.Inclusive, a parcela maior do mês passado ainda não foi paga",explicou.

Além desse tema,Gladis também agradeceu a Secretaria de Saúde pela Unidade Móvel de Odontologia.O carro fez uma passagem pelos bairros São Raimundo e Arraial e atendeu diversas pessoas,sobretudo,nos finais de semana.Mas,ele também pediu que esse carro realizasse mais visitas nos bairros,pois essas ações ainda são deficitárias.O parlamentar também ressaltou a necessidade de o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) reservar fichas para emergências,pois muitas pessoas tem se queixado da falta de atendimento odontológico junto ao Vereador.

O pronunciamento da Vereadora Ângela Maria começou com um agradecimento a todos os que participaram da Prestação de Contas,assim como, parabenizou a gestão anterior presidida pelo Vereador Geneziano.Além desses cumprimentos,agradeceu,igualmente,aos agentes de endemias pelo trabalho realizado em seu bairro, Luis Alves de Freitas. Infelizmente,nesse local existia um alto índice de foco do mosquito da dengue.Com esta ação protetiva, a tendência é que reduza o número de pessoas infectadas, mas a população precisa continuar fazendo sua parte.

Anginha,em sua fala,salientou o mérito alcançado pela educação de Limoeiro do Norte.As crianças dos 2º,5º e 9ª anos,subiram seis posições avançando da 12ª colocação para a 6ª colocação na prova do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE),índice avaliado pela Secretaria de Educação Básica do Governo do Estado.

A Vereadora Lívia Maia ressaltou em sua participação o quão é importante um momento como este que vivenciaram na última quarta-feira, ou seja, um momento de prestação de contas e o comprometimento de todos. "O duodécimo aumentou,mas nós fizemos alguns ajustes e economias nesta Casa.Muitos são os desafios,mas temos o propósito de construção de uma nova sede com acessibilidade.",afirmou.

Já o Vereador Flauber Lima também falou de sua felicidade em compor essa nova Diretoria e disse que algumas de suas demandas já foram atendidas. "Solicitei que o carro da Câmara fosse adesivado. Agora podemos acompanhar onde o trabalho está sendo realizado e podemos fiscalizar cada vez mais.Formamos uma equipe com pensamentos diferentes.Estamos trabalhando e mostrando números",declarou.

Flauber ressaltou ainda que protocolou requerimento junto à Câmara para a cobertura da quadra do bairro Maria Dias, e também relatou sua denúncia acerca da iluminação da quadra do Setor NH5.O Vereador também cobrou um posicionamento da Secretária de Urbanismo, Alane de Holanda, sobre a falta de medidas de segurança em alguns pontos comerciais espalhados pela cidade.

A ordem do dia contou com quatro votações e todos os projetos foram aprovados. Algumas matérias seguem para segunda votação e leitura em suas respectivas comissões.